A endodontia é a especialidade da Odontologia que realiza o popularmente conhecido Tratamento de Canal e estuda todas as relações entre a polpa dentária (nervo do dente), o sistema de canais radiculares e os tecidos periapicais, bem como as doenças causadas nesta região do dente. As endodontias ou tratamentos de canais estão indicados em casos em que o dente sofreu uma severa agressão por cárie, em casos onde ocorreu fraturas dentárias com comprometimento da região próxima ao canal, trauma dentário causado por acidentes, lesões endo-periodontais (infecção causada por bactérias específicas), necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.
Na maioria das vezes, a evolução de um processo carioso é a grande responsável pela necessidade da realização de um tratamento endodôntico (tratamento de canal), pois a cárie, dependendo da profundidade que alcança, pode atingir a polpa (nervo) do dente, provocando uma contaminação da mesma, causando dor intensa e em alguns casos mais severos, até inchaço do rosto ao redor da região afetada. Durante o tratamento endodôntico, é realizada uma limpeza criteriosa de todos os canais do dente, um dia ocupados pela polpa dentária (nervo), e inserido um material específico dentro dos mesmos visando a saúde de toda a estrutura dentária.
Os tratamentos endodônticos são realizados em nossa clínica com equipamentos digitalizados de última geração para diminuir o tempo de tratamento e aumentar o conforto do paciente.