- (11) 45284696
- Seg-Sex 8h00 - 18h00
- contato@citosodontologia.com.br
O que Significa Periodontia!
A Periodontia é a área da Odontologia que trata as doenças da gengiva e estruturas de suporte dos dentes, como a gengivite e periodontite; visando a prevenção das doenças e tratamento das mesmas, caso já estejam instaladas. Inúmeras doenças sistêmicas podem ser agravadas pelas doenças da gengiva, como o Diabetes e problemas cardíacos dentre outras.
Porque a Periodontia é considerada como a Especialidade Mãe?
Porque sem periodontia, não existe dente, e sem dente, não existe Odontologia!! É por isso que costumamos dizer que é uma Especialidade MÃE, pois através de seu estudo, conseguimos interpretar melhor qualquer outra especialidade!
Quais as características da Gengiva saudável?
A gengiva saudável é firme, cor de rosa coral, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente!
Quais as causas do sangramento Gengival?
O sangramento gengival é um indício importante e indica que algo de errado provavelmente está acontecendo com sua saúde bucal ou sistêmica e o diagnóstico diferencial deve ser realizado o mais rápido possível para que o tratamento adequado seja indicado e a saúde bucal e/ou sistêmica seja restabelecida.
O que é Biofilme? Biofilme ou placa bacteriana é uma película incolor formada pelas bactérias da flora bucal sobre a superfície dos dentes à partir dos resíduos de alimentos não removidos. Se o biofilme não for totalmente removido com a escovação e/ou fio dental, poderá dar origem à gengivite e/ou cálculo dental (tártaro).
O que é Cálculo Dental (Tártaro)? Cálculo dental ou tártaro é o biofilme que se mineraliza na superfície dos dentes (cor marrom ou amarela). O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Depois de formado, somente o dentista poderá remover o tártaro através de um procedimento que se chama raspagem. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a gengivite ou periodontite.
Qual o significado de Gengivite?
Gengivite
A GENGIVITE é o estágio inicial de uma doença causada pela presença do biofilme ou placa bacteriana, no espaço entre o dente e a gengiva. Na gengivite a gengiva fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada. Quando a gengivite não é tratada, pode evoluir para uma forma mais grave de doença chamada de PERIODONTITE.
Periodontite
É uma infecção que ocorre nas estruturas de suporte dos dentes e o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva ao dente e osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva que passa a acumular resíduos de alimentos e bactérias. A gengiva começa a se retrair e a se soltar dos dentes. Com isso, o cálculo dental (tártaro) se estende em direção às raízes destruindo as fibras de sustentação e o osso que suporta o dente. Se a periodontite não for tratada no estágio inicial, ocorrerá uma evolução da doença podendo ocasionar a perda dos dentes envolvidos. A doença periodontal é a maior causa de perdas dentárias nos adultos.
Como tratar e prevenir a Gengivite e a Doença Periodontal?
Tanto o tratamento da gengivite quanto o da doença periodontal requerem o controle da placa bacteriana realizado pelo cirurgião dentista bem como pelo paciente, através de uma minuciosa higiene bucal por meio de técnicas adequadas de higiene com escovas específicas para cada caso e fio dental. Para tratar a periodontite, além desses cuidados, é necessário a realização de sessões de raspagem para remoção de tártaro e sessões de profilaxia.
Essas medidas são essenciais e tem fundamental importância no sucesso do tratamento da gengivite, da doença periodontal e na manutenção dos resultados!!
A prevenção e a conscientização do paciente sobre a importância de sua colaboração constituem o melhor método para prevenir e tratar estas doenças!
MEDICINA PERIODONTAL: A ARTE DA INTEGRAÇÃO
Nos dias de hoje, cada vez mais a odontologia tem se preocupado não só com a saúde e bem-estar bucal das pessoas, mas sim com o estado geral de saúde, pois é preciso ver o indivíduo como um todo! Estudos têm comprovado uma relação entre a saúde oral e a saúde sistêmica do indivíduo, ou seja, a presença de doenças bucais pode influenciar em outras partes do corpo. Desta forma, um termo novo vem sendo apresentado nos consultórios odontológicos: a Medicina Periodontal é o estudo da relação entre as doenças periodontais e certas condições sistêmicas.
Quais alterações sistêmicas podem ter relação com as doenças periodontais?